As obras no córrego Serafim, que passa por toda a avenida Orosimbo Maia, do Centro ao Cambuí, estão na reta final.
A Secretaria de Serviços Públicos de Campinas já concluiu a contenção da encosta e agora trabalha na recomposição do fundo do córrego em um trecho de 15 metros, serviço que deve continuar por mais 10 dias.
Entre janeiro e o início desta semana, foram recuperados 380 metros da encosta, o chamado talude, com movimentação de terra e aplicação de concreto para evitar erosões. A obra beneficia cerca de 50 mil pessoas da região.
Além dessas intervenções, a limpeza e manutenção dos mais de 45 córregos da cidade, incluindo o Serafim, são realizadas de forma contínua, com uso de máquinas e também trabalho manual. O objetivo é manter os córregos desobstruídos, prevenindo erosões e melhorando o fluxo da água.
Uma das ações de reforço contra erosões são os muros de gabião, estruturas feitas com gaiolas de arame preenchidas com pedras. No ano passado, foram construídos 400 metros desse tipo de muro em pontos da Orosimbo Maia, totalizando 2 mil metros cúbicos de gabião. Essas estruturas ajudam a conter as margens do córrego, evitando deslizamentos e protegendo a infraestrutura da região.