CBN Campinas 99,1 FM
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Depois da SP-304, Tarcísio desiste de pedágios em Sorocaba; só falta Circuito das Águas

O governo de São Paulo diz que vai reduzir o número de pedágios com sistema free flow previstos para a região de Sorocaba. Dos 13 pontos inicialmente anunciados, apenas nove

Depois da SP-304, Tarcísio desiste de pedágios em Sorocaba; só falta Circuito das Águas
Foto: Divulgação/EcoNoroeste/Ilustração

O governo de São Paulo diz que vai reduzir o número de pedágios com sistema free flow previstos para a região de Sorocaba. Dos 13 pontos inicialmente anunciados, apenas nove devem ser instalados a partir de abril de 2026.  

A mudança foi confirmada nesta quarta-feira pelo governador Tarcísio de Freitas (Republicanos), durante agenda em Lençóis Paulista.  

Isso aconteceu na mesma semana em que Tarcísio disse, em Piracicaba, que a SP-304 (Luiz de Queiroz), entre Americana e Piracicaba, não iria mais ser concessionada. 

Só a região do Circuito das Águas, que terá vários pontos de free flow, ainda deve ter os mesmos pedágios mantidos –ao menos não houve nenhum recuo do governador.

Dois pedágios da Raposo Tavares, um do Castelinho e outro da Celso Charuri foram retirados do plano. Além disso, o pedágio de Alumínio, que hoje divide a cidade, será desativado e reposicionado, para evitar cobranças em deslocamentos curtos. 

Segundo o governador, a intenção é evitar custos desnecessários para quem circula apenas dentro das cidades. A decisão também prevê investimentos nas marginais dessas rodovias. 

Os pedágios que foram excluídos ficam todos em áreas urbanas de Sorocaba. Os demais, inclusive os anunciados para Itapetininga, seguem mantidos. As cabines tradicionais serão desativadas quando o novo sistema começar a operar. 

O lote de concessão, chamado Rota Sorocabana, está em vigor desde o fim de março e vale por 30 anos. As tarifas atuais já foram reduzidas e terão novo corte quando o free flow for ativado. 

Compartilhe

Conteúdos