Educação municipal vai produzir protocolo para combater e prevenir bullying nas escolas

Foto: Fernanda Sunega

A Secretaria Municipal de Educação de Campinas, em parceria com o Ministério Público Estadual e Federal, a Vara da Infância e Juventude e a Delegacia da Infância, está desenvolvendo um protocolo de combate e prevenção ao bullying e cyberbullying nas escolas da rede municipal. A primeira reunião do grupo de trabalho está marcada para o dia 23 de abril. 

Mário Marcelo Ramos, coordenador de prevenção e enfrentamento ao bullying, afirma que o processo de prevenção da violência permite identificar três perfis comuns entre os envolvidos.

Além disso, ele ressalta a importância do diálogo e da escuta ativa entre os pais, crianças e adolescentes como medida essencial para minimizar os impactos do bullying. 

O Programa de Prevenção e Combate ao Bullying, criado há mais de dez anos em Campinas, atendeu cerca de 5 mil alunos, além de 500 professores e 200 pais da rede municipal.

Mário Marcelo Ramos ressalta que a iniciativa inclui a realização de rodas de conversa com os alunos, promovendo um espaço de troca de experiências e conscientização sobre o tema. 

Além do bullying, os encontros também abordam questões como violência de gênero, capacitismo e racismo, ampliando o debate sobre respeito e inclusão nas escolas. 

Confira a entrevista completa

YouTube video

Compartilhe!

Pesquisar

Mais recentes

Sindicato dos Bancários protesta contra demissões no Itaú em Campinas

Polícia prende dois por fabricação de placas irregulares

Cada vez mais ousados, “gatos” de energia causaram 45 mortes em 2024

PODCASTS

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.