Ouça a reportagem na íntegra.
Diversos fiéis brasileiros que tiveram contato com o Papa Francisco relembraram o momento especial ao encontrar o religioso. O líder da igreja católica morreu, aos 88 anos, na manhã de segunda-feira (21), no Vaticano, em Roma.
Um casal de Limeira que está em Roma conseguiu acompanhar de perto a última aparição pública do Papa Francisco. Waldemar D’Ambrosio Filho e Priscilla Garcia Pagano estavam entre os 35 mil fiéis na Praça São Pedro para a missa de Páscoa.
O limeirense, que é médico, conta ainda que conseguiu perceber a fragilidade da saúde do Papa durante a breve aparição na sacada da basílica. Mesmo com a voz debilitada, ele passou a última mensagem para a igreja e o mundo.
Em 2013, o papa esteve no Brasil para acompanhar a Jornada Mundial da Juventude e, além do Rio de Janeiro, ele passou também por Aparecida. Milhões de pessoas estiveram no encontro do pontífice. George Silva fez parte do grupo de jovens da Paróquia São Marcos de Campinas que acompanhou as duas missas celebradas por Francisco no Rio.
Na região da mesma paróquia frequentada pelo George, funciona um projeto social que recebeu apoio direto do Papa. A Cozinha Solidária já distribuiu milhares de refeições desde que começou a funcionar em junho de 2021. O padre Antônio Rodrigues Alves trabalha em parceria com a comunidade para combater a fome.
O deputado ítalo-brasileiro, Luiz Roberto Lorenzato, de Ribeirão Preto, esteve com o Papa Francisco, em Roma. Em 2013, encontrou o líder da igreja durante uma peregrinação da ordem de Santa Maria Di Ivrea. A outra ocasião, em 2014, foi em uma reunião dos Cavaleiros da Ordem do Santo Sepulcro, também na capital italiana. O terceiro encontro foi uma visita política, em 2019.
O presidente Lula decretou nesta segunda-feira (21) luto oficial de sete dias em homenagem ao papa Francisco. Por meio de nota, o presidente destacou o legado do pontífice argentino Jorge Mario Bergoglio e lamentou profundamente a perda do religioso.