Greve de ônibus em Santa Bárbara d’Oeste: motoristas não receberam salário

Foto: Sindicato dos Rodoviários de Americana

Os trabalhadores do transporte público de Santa Bárbara d’Oeste estão em greve geral na manhã desta sexta-feira. Segundo o sindicato da categoria, a paralisação ocorre por causa da falta de pagamento dos salários. 

De acordo com o presidente do sindicato, os motoristas e demais funcionários deveriam ter recebido no começo da semana, na segunda-feira, mas até agora o pagamento não foi feito.  

A empresa Nova Via, responsável pelo transporte na cidade, alega que não consegue arcar com os salários porque a tarifa de ônibus não é reajustada desde 2021 e a prefeitura não repassa o valor necessário para equilibrar os custos. 

Por causa disso, nenhum ônibus saiu da garagem nesta manhã. A paralisação é total e deve continuar até que haja um acordo entre os trabalhadores, a empresa e o poder público. 

Os funcionários seguem reunidos na garagem da empresa, que fica no bairro Distrito Industrial I. 

A CBN Campinas apurou que a empresa pediu à prefeitura que a tarifa subisse de R$ 4,85 para R$ 10,75, alegando os custos de operação. Desde 2023, a administração tenta emplacar na Câmara de Vereadores um subsídio para custear a tarifa, mas o projeto nunca foi aprovado.  

O que diz a prefeitura?

A Prefeitura de Santa Bárbara d’Oeste afirmou, em nota, que está em dia com todos os repasses e obrigações contratuais com a empresa responsável pelo transporte coletivo. A paralisação dos serviços, segundo a própria empresa, se deve a questões internas relacionadas ao pagamento de salários aos funcionários.

“Vale ressaltar que a Prefeitura não foi comunicada previamente da paralisação e nem deixou de cumprir qualquer responsabilidade que justificasse essa medida que prejudica diretamente a população que depende do transporte coletivo. A Prefeitura, inclusive, está verificando se a legislação vigente que trata o transporte coletivo como serviço essencial, com obrigatoriedade de 30% da frota em operação, está sendo cumprida nesta sexta-feira.

Desde o início do ano, a Administração Municipal mantém diálogo com a empresa concessionária e representantes do setor. Todas as reuniões e tratativas ocorrem de forma transparente, com a apresentação de estudos técnicos e propostas sobre o valor tarifário vigente. Vale ressaltar ainda que recentemente a Prefeitura foi surpreendida com proposta da empresa concessionária para o reajuste tarifário superior a R$ 10 – valor considerado incompatível com a realidade econômica da população e com os estudos técnicos contratados pelo Município”, finalizou.

Nova Via

Em nota, a empresa afirmou que está formalizando para a prefeitura de Santa Bárbara a necessidade de reajustar a tarifa conforme previsto contratualmente desde 2023.

O contrato prevê reajuste anual, e o mesmo não ocorre desde 2021. Entretanto, nenhuma notificação foi respondida, tão pouco as reuniões foram frutíferas. Infelizmente chegamos em uma situação onde a tarifa praticada (R$ 4,85) está defasada em 121% da tarifa técnica (R$ 10,75), e sem nenhum posicionamento da prefeitura, o que inviabiliza a continuidade do serviço devido a inércia do poder concedente. Importante citar que a prefeitura recebeu antecipadamente mais de R$ 22 milhões da comercialização de créditos do transporte coletivo e não repassou absolutamente nada deste valor para a empresa, limando a capacidade da empresa de operar de maneira saudável.

Cabe também salientar que o serviço em Santa Bárbara é operado com excelência, possuindo a melhor frota de toda a RCM, com ônibus 100% com ar condicionado, todos colocados 0km em 2022, tanto que o próprio prefeito admite no vídeo anexo a qualidade indiscutível do serviço executado. A prefeitura foi notificada no dia 25 do mês anterior sobre a impossibilidade de realizarmos o pagamento dos funcionários, visto que já esgotamos todas as linhas de crédito possíveis e também fizemos inúmeros aportes de capital para manter a empresa operando, e mesmo assim não nos procurou para conversarmos. Hoje finalmente houve contato, e iremos nos reunir no período da tarde com a prefeitura, na esperança de que aquilo que está previsto contratualmente seja cumprido e o serviço seja reestabelecido o mais rápido possível, o que sempre foi nossa vontade”, disse a empresa.

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