A Unidade de Vigilância de Zoonoses de Hortolândia confirmou que há carrapatos em uma área embaixo da Ponte Estaiada, no Jardim Santa Rita de Cássia.
A constatação foi feita após pesquisa feita pelas equipes. Isso pode representar risco de transmissão da febre maculosa. Esses animais vivem em áreas verdes, próximas a rios e lagos, e costumam se alojar em capivaras e cavalos. A transmissão acontece pela picada de um carrapato infectado com a bactéria que causa a doença.
Para a pesquisa, as equipes usaram técnicas como o arrasto, que consiste em passar um pano pelo solo para capturar os carrapatos, e o uso de gelo seco, que os atrai para análise.
Com a confirmação da presença de carrapatos, a prefeitura orienta que a população evite entrar na área, que será sinalizada com placas de alerta nos próximos dias.
A Zoonoses pretende seguir com pesquisas semelhantes em outros pontos da cidade.
Segundo a Vigilância Epidemiológica, Hortolândia tem 25 casos notificados de febre maculosa neste ano, sendo 16 já descartados e nove ainda em investigação.
A doença pode evoluir rapidamente e causar febre alta, dor de cabeça, enjoo, vômito, dor abdominal, mal-estar e manchas vermelhas nas mãos e pés. Nem todas as pessoas apresentam todos os sintomas, mas a febre maculosa pode ser grave.
Por isso, a recomendação é procurar atendimento médico ao primeiro sinal da doença e evitar a automedicação.