A Avenida John Boyd Dunlop, em Campinas, passou a operar com a chamada “Onda Verde” entre a rua Mário Scolari e a Praça da Concórdia.
A Emdec sincronizou 28 semáforos no sentido bairro-Centro e 29 no sentido oposto. O novo padrão permite que os motoristas atravessem o trecho sem paradas, desde que mantenham a velocidade permitida de 50 km/h.
De acordo com a Emdec, houve redução de 13% no tempo de percurso no sentido Centro-bairro e de 11% no sentido contrário. A “Onda Verde” funciona de segunda a sábado, das 5h30 às 23h, e aos domingos, das 6h30 às 23h.
A sincronização considera os horários de pico e entrepico. A programação dos semáforos continua respeitando o tempo de travessia para pedestres. Durante a madrugada, os tempos semafóricos acompanham o fluxo reduzido.
A implantação teve início após a centralização dos controladores semafóricos da JBD e foi feita com reprogramação remota, testes em campo e ajustes. A medida foi adotada após demandas da população sobre o número de paradas nos semáforos.
Com a conclusão do trabalho na John Boyd Dunlop, a Emdec iniciou estudos para aplicar a “Onda Verde” no corredor Ouro Verde, em dois trechos da avenida das Amoreiras: entre as ruas Rio Grande do Sul e Amância Cesarino, e entre a rua Itapecerica da Serra e a avenida Ana Beatriz Bierrembach.
Outras avenidas da cidade, como Francisco Glicério, Senador Saraiva, Campos Sales e Barão de Itapura, já operam com ajustes nos semáforos para favorecer o fluxo dentro do limite de velocidade.