Ouça a reportagem.
Limeira e outras cidades da região têm registrado baixa cobertura vacinal para dengue. O público-alvo do imunizante, estabelecido pelo Ministério da Saúde, é formado por crianças e adolescentes de 10 a 14 anos. De acordo com a Prefeitura, a campanha atingiu até agora apenas 14,8% da meta para a primeira dose.
Para a segunda dose, necessária para garantir a proteção completa, foram imunizadas 2.491 crianças e adolescentes, o equivalente a 4%. Neste ano, Limeira já contabiliza mais de 1.200 casos confirmados da dengue e 11.713 casos em investigação. Três mortes também estão sendo investigadas.
A Prefeitura ressaltou que a vacinação está disponível em seis Unidades Básicas de Saúde (UBSs) – nos bairros Jardim Aeroporto, Parque Hipólito 1, Jardim Graminha, Parque Abílio Pedro, Jardim Campo Belo e Cecap. A vacina também está sendo distribuída no drive-thru do Parque Cidade, durante o plantão aos sábados.
Desde fevereiro, a Saúde de Limeira informou que faz busca ativa de crianças e adolescentes nas escolas municipais. Até agora, a ação passou por 16 unidades escolares.
Outro município com baixo índice de vacinação para doença é Campinas. Na metrópole, 65.200 crianças e adolescentes integram o público-alvo, mas até agora apenas 36% recebeu a primeira dose da vacina da dengue. 17% da meta recebeu a segunda dose.
Campinas contabiliza 25.430 casos confirmados de dengue desde o início do ano, 21 mortes em investigação e três mortes confirmadas.
Em Indaiatuba, 44% das crianças a adolescentes aptos receberam a primeira dose da vacina e 18% retornou para fazer a segunda dose. O município contabiliza 5.900 casos confirmados. Sete pessoas já morreram pela doença na cidade, e outras cinco mortes estão em investigação.