Ouça a reportagem na íntegra.
A campanha nacional de vacinação contra a gripe teve início nesta segunda-feira (7) em todo o país. Nesta etapa, estão sendo imunizados integrantes dos grupos prioritários, que incluem 478,2 mil moradores de Campinas, segundo estimativa do Ministério da Saúde.
A vacina está disponível em todos os 68 centros de saúde da cidade. Para receber a dose, não é preciso agendar: basta comparecer à unidade com documento oficial e carteira de vacinação.
A coordenadora do programa de imunização, Chaula Vizelli, detalha quais são as pessoas que já podem receber a vacina.
Campinas recebeu 27,9 mil doses da vacina da gripe nesta primeira remessa. Cada um dos grupos prioritários tem número estimado de pessoas a serem vacinadas:
- Idosos – 209.267 moradores
- Crianças de 6 meses a 5 anos – 63.187 moradores (no caso das crianças que recebem o imunizante pela primeira vez, é preciso tomar duas doses, com intervalo de 30 dias.)
- Gestantes – 9.491 moradores
Ela ressalta ainda a importância de buscar a vacina contra a gripe o quanto antes.
No centro de saúde Ipê, no Jardim das Oliveiras, muitos moradores acordaram cedo para se vacinar, no primeiro dia da campanha. Uma delas foi a aposentada Maria Aparecida Chaim.
Outro campineiro que não deixou o frio intimidar foi o aposentado Armando Tenelli.
A meta é atingir 90% de cobertura em cada grupo do calendário nacional de vacinação. A recomendação é para que a vacinação ocorra o mais rápido possível, para que o maior número possível de pessoas estejam protegidas durante a sazonalidade da doença.