Motorista de ônibus desenvolve alerta sonoro para deficientes visuais

Foto: Reprodução/Emdec

Lucas Carvalho, atleta paralímpico e consultor de acessibilidade cultural é deficiente visual e utiliza o transporte público de Campinas diariamente. Com uma rotina de treino cinco vezes por semana, ele circula pelas ruas de Campinas até chegar no ponto de ônibus.

Um dos recursos que facilita o trajeto do atleta é uma campainha sonora presente na linha 135, que atende a região central de Campinas até o Jardim Filadélfia.

O sistema possui seis alto falantes espalhados pelo teto do ônibus que emite o sinal, com informações de cada ponto de parada. O recurso funciona através do cadastro dos pontos de parada vinculados ao GPS, que dá a geolocalização do ponto e o sistema, emitindo o alerta sonoro quando o usuário se aproxima da localização.

O atleta paralímpico afirma que o dispositivo impacta positivamente na rotina, dando mais autonomia. 

Marcos Fernando, motorista da linha 135 há mais de 15 anos, é o idealizador do sistema. Ele destaca como surgiu a ideia. 

Esse dispositivo está presente em apenas dois veículos da linha 135. O segundo ônibus utilizado por Lucas Carvalho, a linha 412, que atende o trajeto Centro ao Parque Eldorado, não possui esse sistema. 

A Emdec informou à EPTV que a nova concessão prevê que toda frota do BRT tenha o sistema sonoro. Além disso, a empresa estuda estender o serviço para toda frota.

Uma das empresas de ônibus da cidade, a Cooperatas, afirmou que apresentou os custos do sistema sonoro para a Secretaria de Transportes que discutem a implementação nos coletivos.

Com informações de Júnia Vasconcellos/EPTV Campinas

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.