O Tribunal Regional Federal da 3ª Região realiza, nesta segunda e terça-feira, das 10h às 15h, o 2º Mutirão de Atendimento à População em Situação de Rua de Campinas.
A ação acontece na Praça Visconde de Indaiatuba, conhecida como Largo do Rosário, no Centro, e vai oferecer mais de 30 serviços de cidadania e acesso à justiça.
O mutirão é coordenado pela Justiça Federal em parceria com a Prefeitura e outras instituições, com o objetivo de facilitar o acesso de pessoas em situação de rua e vulnerabilidade social a serviços jurídicos, assistenciais e de saúde.
Participam magistrados, advogados, estagiários, promotores, procuradores da República e servidores públicos.
Entre os serviços disponíveis estão emissão e regularização de documentos, atualização do CadÚnico, solicitação de benefícios do INSS, consulta ao FGTS, PIS/PASEP e seguro-desemprego.
Também haverá orientação sobre direitos humanos, defesa em processos criminais, apoio a imigrantes, público LGBTQIA+ e egressos do sistema prisional.
Na área de saúde, serão oferecidos testes rápidos de HIV, sífilis, hepatite e covid-19, vacinação, aferição de pressão arterial, orientações sobre diabetes, tuberculose e dependência química, além de corte de cabelo, maquiagem, refeição, varal solidário e atendimento para animais de estimação.
A primeira edição do mutirão foi realizada em 2023 e atendeu mais de mil pessoas.