A Polícia Federal realizou nesta quarta-feira (2) uma operação contra uma associação criminosa voltada ao tráfico internacional de drogas. Três pessoas foram presas e outros três investigados não foram encontrados. A equipe cumpriu 8 mandados de prisão preventiva e 11 de busca e apreensão, em Campinas e Santo Antônio de Posse.
Dois dos alvos já estavam presos desde o ano passado, o que deu início a investigação. No dia 4 de setembro de 2024, uma equipe do BAEP da Polícia Militar abordou um suspeito fazendo a postagem de duas garrafas térmicas com cocaína para a Itália, na região central de Campinas. O homem era o líder do grupo e estava acompanhado de um comparsa. Os dois foram presos em flagrante.
Com a análise de dispositivos e documentos apreendidos, a polícia identificou que o grupo preparava, embalava e enviava as drogas para Portugal, Inglaterra, Itália, Alemanha, Dinamarca e Dubai. De acordo com a Polícia Federal, ao menos 11 pessoas participavam do esquema em várias etapas.
O envio da droga era feito por meio de remessas expressas. O grupo usava uma empresa de fachada para fazer a postagem e a encomenda era encaminhada por meio de companhias de logística que realizam esse tipo de trabalho regularmente.
Em 2024, durante um período de três meses, a Polícia Federal identificou ao menos 16 envios para o exterior.
A operação foi batizada de “White Coffee”, referência ao termo café usada pelos investigados em sua linguagem cifrada para se referir à cocaína.
Os crimes sob apuração são: tráfico internacional de drogas, associação para o tráfico e lavagem de dinheiro, cujas penas máximas somadas ultrapassam 40 anos de prisão.