A prefeitura de Piracicaba retomou as obras de desassoreamento do rio Piracicaba, com foco no trecho da avenida Jaime Pereira, perto da rua Curitiba. A intervenção tem o objetivo de garantir a segurança estrutural da margem e melhorar o escoamento das águas da chuva.
O local apresenta instabilidade no talude de terra, e por isso está sendo reforçado com a construção de um muro de gabião — estrutura feita com pedras envoltas por malha de arame, usada para conter encostas e evitar erosões. O trecho também possui duas saídas de águas pluviais que estão sendo preservadas.
Além do reforço nas margens, a obra inclui a construção de novos muros de ala, que ajudam no direcionamento da água da chuva para o rio, reduzindo o risco de alagamentos. A mesma solução já foi aplicada nas saídas do córrego Itapeva, na avenida Renato Wagner, e do ribeirão do Enxofre, também na avenida Jaime Pereira.
Outro destaque é o plano de manejo ambiental. Leucenas, que são espécies exóticas e consideradas pragas por impedir o crescimento de árvores nativas, foram removidas das margens. No lugar, estão sendo plantadas espécies brasileiras como guapuruvu, farinha-seca, pau-formiga, tamboril e ingá, que ajudam na recuperação da biodiversidade e favorecem a fauna local.