Primeira microfloresta será plantada nesta sexta no Balão do Laranja

Foto: Prefeitura de Campinas

Campinas começa nesta sexta-feira a implantação da sua primeira microfloresta urbana. A ação será no Balão do Laranja, na Praça Brigham Young, que fica na avenida Presidente Juscelino, no Jardim Campos Elíseos, região sudoeste da cidade.  

O local tem 3.240 metros quadrados e vai receber o plantio de 3.240 mudas de árvores, trabalho que será feito pelas equipes da Secretaria de Serviços Públicos. A meta da Prefeitura é implantar 200 microflorestas nas regiões mais afetadas pelo calor. 

Antes da implantação oficial, a cidade ganhou um protótipo de microfloresta no balão da Praça Fernando Fernandes Olmos, ao lado do portão 6 da Lagoa do Taquaral. Ali foram plantadas 2.100 mudas em uma área de 4.820 metros quadrados. O espaço já está concluído e pode ser visitado por quem passa pela região. 

Essas florestas urbanas têm o objetivo de melhorar o clima e a qualidade de vida nas áreas mais quentes da cidade. Além de sombra e ar mais puro, elas ajudam a reduzir a temperatura, servem de abrigo para a fauna urbana e tornam o ambiente mais agradável para quem vive ou circula pelas redondezas.  

A iniciativa faz parte do plano de enfrentamento às mudanças climáticas da Prefeitura. 

Entre as espécies que serão plantadas estão árvores nativas como alecrim-de-campinas, peroba-rosa, jequitibá, pau-brasil, jatobá, ipês de várias cores, paineiras, quaresmeiras, pitangas, araçás, oitis, ingás e até frutíferas como goiabeiras, cerejeiras-do-rio-grande e grumixamas. As mudas são do Viveiro Municipal Otávio Tisseli Filho, que mantém mais de 200 mil árvores em cultivo. 

O projeto das microflorestas foi apresentado oficialmente pela Prefeitura no dia 26 de março e, em breve, pessoas jurídicas poderão adotar essas áreas, tanto para implantação quanto para manutenção.  

A proposta que cria o programa de adoção está em análise na Câmara dos Vereadores. 

Compartilhe!

Pesquisar

Mais recentes

Desrespeito e falta de manutenção em ciclofaixas se tornaram comuns em Barão Geraldo

Incêndio Mercadão de Piraricaba

Incêndio no Mercadão de Piracicaba começou em fritadeira elétrica, aponta perícia

fogo Capivari

Bombeiros de Capivari combatem incêndio de 22 mil m² iniciado por adolescente de 13 anos

PODCASTS

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.