Região de Campinas registra mais de 400 casos do falso advogado neste ano

Foto: Porapak Apichodilok/Pexels

Em 2025, a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) de São Paulo já registra 1,6 mil casos de golpistas se passando por advogados em todo o estado. Desses, 480 foram na região de Campinas. Em todo o ano passado, foram 2 mil no Estado de São Paulo.

O objetivo dos criminosos é usar dados dos profissionais, como o número da OAB, para ter acesso a processos e chegar até as vítimas. Processos que resultam em indenização acabam sendo foco.

Em Campinas também foram registrados casos. Uma mulher sofreu prejuízo de R$ 63,9 mil ao receber contato de um golpista que se passou pelo advogado que a representou em uma ação na Justiça.

A vítima, que preferiu não se identificar, entrou com um processo para cancelar um plano de saúde e, tempos depois, um número de celular que não era do advogado, mas com a foto dele, mandou mensagem por um aplicativo. Ela conta que desconfiou quando o golpista pediu uma cópia do extrato da conta. Ao negar, recebeu outro pedido. Dessa vez era para acessar um link. Foram quatro transferências via PIX.

A Laís Giovanetti é advogada há 13 anos. Na última semana, 8 clientes entraram em contato com a profissional com o mesmo relato: tinham ganhado o processo e queriam detalhes sobre a indenização.

Presidente da OAB Campinas, Luciana Freitas explica que a OAB estadual criou uma cartilha para orientar os próprios associados a prevenir golpes. Ainda segundo ela, um dos procedimentos importantes é que o advogado informe quais os contatos oficiais dele e também do escritório onde atua.

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.