Ouça a reportagem na íntegra.
Uma reunião do Conselho de Desenvolvimento da Região Metropolitana de Campinas (CD-RMC) foi realizada na manhã desta quinta-feira (24), em Paulínia, para discutir projetos voltados para o meio ambiente. O encontro reuniu representantes das cidades que integram a região metropolitana, majoritariamente prefeitos.
Os gestores públicos discutiram projetos como a criação de microflorestas e corredores ecológicos, e a implantação de estações meteorológicas em cidades da RMC.
A criação das microflorestas, projeto que já foi aprovado, tem o objetivo de melhorar o microclima local, amenizando, por exemplo, ilhas de calor e as altas temperaturas, e ajuda ainda a diminuir a poluição do ar.
Outro projeto discutido é a ampliação dos corredores ecológicos, que são faixas de vegetação que conectam áreas naturais que estão separadas, como matas, florestas ou unidades de conservação, para facilitar o movimento de animais, e por isso são importantes para a manutenção da biodiversidade.

O próximo passo será a apresentação, por parte dos municípios, das áreas existentes para instalação dos corredores.
A Defesa Civil de Campinas esteve presente e apresentou a proposta de ampliação das estações meteorológicas. Essas estações coletam dados como temperatura, precipitação, direção e velocidade do vento, pressão atmosférica.
O objetivo é facilitar o monitoramento das condições do tempo, para que os municípios possam se preparar melhor para enfrentar os extremos climáticos.
Serão 120 estações meteorológicas, seis em cada cidade, integradas às 21 estações do Centro Integrado de Informações Agrometeorológicas (Ciiagro), do Instituto Agronômico de Campinas. O projeto será encaminhado ao Fundocamp, o fundo de recurso conjunto dos municípios, para viabilizar o orçamento.
