Santa Casa de Limeira atinge capacidade máxima no pronto-socorro e UTI

Foto: Reprodução/EPTV

A Santa Casa de Limeira está operando com a capacidade máxima de atendimento na Unidade de Terapia Intensiva (UTIs) e pronto-socorro. O município começou o atendimento por demanda espontânea nesta sexta-feira (25) em quatro Unidades Básicas de Saúde (UBSs).  

O atendimento, sem necessidade de agendamento, vai acontecer de forma integral nas UBSs Planalto, Cecap, Nova Europa e Nossa Senhora das Dores 2.

A Santa Casa reforçou que não está dispensando pacientes, mas que casos menos graves podem esperar cerca de seis horas por atendimento. Além das quatro UBSs que podem receber esses moradores, outras possibilidades são: Hospital Humanitária, a UPA Abílio Pedro e as unidades de Pronto Atendimento Parque Hipólito e Aeroporto, que ficam abertas 24 horas.

O coordenador do Pronto-Socorro adulto da Santa Casa, Marcelo Fernandes Prata, comunicou a lotação através de uma rede social na quarta-feira (23).

“Temos casos de dengue, sim, mas não é o nosso caso dessa superlotação. Nossa superlotação vem de pacientes, obviamente, que passam pelo oncológico, passam por cirurgias grandes, por ser do seu hospital de referência. Então eles acabam demandando mais tempo de internação, porém, esses casos merecem o nosso atendimento. Mas aqueles pacientes clínicos que poderiam ser tratados na UPA ou no Hospital Humanitária eles estão dando preferência pra Santa Casa”, afirmou o coordenador.

Marcelo fez um apelo à população, pedindo para que as pessoas respeitem a demanda e ressaltou que o hospital atende os casos em nível terciário, que deve ser procurado quando o paciente já passou pela Unidade Básica de Saúde (UBS), ou Unidade de Pronto Atendimento (UPA).

Nós estamos vendo que está surtindo efeito a população vá primeiro, olhe se no espelho e pergunte, será que eu preciso ir ao Hospital da Santa Casa, que é o nível terciário, onde atende todas as urgências e emergências da cidade? Ou eu posso primeiro passar na UPA, posso passar na UBS. No Hospital Humanitária, que tem uma boa complexidade, então essa pergunta que nós estamos pedindo para fazer.  A porta da Santa Casa está aberta, nós vamos atender, obviamente dentro da nossa classificação de risco. Mas no momento nós estamos com a mesma situação que estávamos ontem, todos os leitos tomados nas emergências, todos os leitos nas enfermarias e os poucos leitos que vão vagando de alta vão subindo do pronto-socorro. E ao subir do pronto-socorro, a porta, como é aberta, sempre acaba chegando mais um e estamos adequadamente para atendê-los“, finalizou. 

Em entrevista à EPTV, o Secretário de Saúde de Limeira, Alexandre Ferrari, ressaltou que a alta procura de atendimentos menos graves afeta o funcionamento da Santa Casa de Limeira.

“Há muitos pacientes não tão graves e até com sintomas moderados procurando a Santa Casa, porque é o hospital mais robusto, com mais atividade, com mais especialidades. É normal que as pessoas procurem isso pensando que vão ter todo o suporte lá”, pontuou.

De acordo com o Alexandre, o município tenta mudar esse fluxo para que as pessoas procurem as unidades de Pronto Atendimento quando estiverem com sintomas menos graves e as unidades de saúde quando os sintomas forem leves.

“Nós também definimos que vamos criar quatro unidades para atendimento só de demanda espontânea para pacientes leves. Hoje (24) nós estamos estruturando essas unidades e amanhã elas já estão atendendo com demanda espontânea. Vamos experimentar isso, medir e ver se repercute resultado para nesse momento que a gente está com uma alta de casos de dengue também, não, não é só por causa disso, mas isso também ajuda e a gente diminua o atendimento lá na Santa Casa e distribui para os nossos outros equipamentos”, contou Alexandre.

Confira o comunicado feito pela Santa Casa de Limeira 

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.