O semáforo no cruzamento da Estrada da Rhodia com a Rua Giuseppe Máximo Scolfaro, no bairro Barão Geraldo, em Campinas, segue sendo alvo de críticas de motoristas que trafegam pela região.
A reportagem da CBN Campinas acompanha a situação desde o ano passado, e as reclamações se intensificam, especialmente no horário de pico da manhã, como relata a moradora Cristiane Obregon.
Segundo moradores, o semáforo é o principal motivo das queixas. Edmilson Pépe, que passa pelo local diariamente, também aponta a falta de agentes da Emdec como uma das dificuldades para o trânsito na região.
O coordenador da Central de Monitoramento de Operação de Semáforos de Campinas, Kiriath Arim Oliveira, afirma que a demanda de veículos no trecho supera a capacidade da via.
O que diz a Emdec?
Questionada pela CBN Campinas, a Emdec informou que o trânsito intenso na Estrada da Rhodia, nos horários de pico, ocorre devido ao excesso de veículos frente à capacidade atual da via.
A empresa anunciou que realizará uma vistoria nesta sexta-feira (25) para avaliar a programação semafórica e definir novas intervenções no local.
Segundo a Emdec, as equipes já realizaram ajustes na fase verde do semáforo, priorizando o tráfego em direção ao eixo da Avenida Albino José Barbosa de Oliveira.
“A medida já resultou na ampliação da fluidez viária. A última intervenção no ciclo semafórico foi realizada no final de fevereiro. Além de receber o fluxo de Barão Geraldo e do bairro Betel, a demanda na Estrada da Rhodia é impactada pelos veículos que vêm da rodovia Professor Zeferino Vaz (SP-332) e usam a via como rota de fuga”, finalizou.