Ouça a reportagem na íntegra.
A Agência de Inovação da Unicamp Inova apresentou nesta terça-feira (15) os resultados conquistados no último ano do Parque Científico e Tecnológico e da Incubadora de Empresas. De acordo com a Inova, as startups e empresas incubadas faturaram R$ 129 milhões em 2024.
A agência fechou o período com um total de 80 empresas vinculadas, o que representa um aumento de 33% em relação ao ano anterior. As startups lideraram o crescimento, com aumento de 52% no número de empresas do Parque.
O diretor-executivo da Inova Unicamp, Renato Lopes, falou sobre a importância do ambiente colaborativo proporcionado entre a universidade, instituições de pesquisa e as empresas para o crescimento de cada negócio.
Atualmente, 100% dos espaços do parque estão ocupados. Segundo a agência, mais empresas se estabeleceram no Parque Científico da Unicamp no último ano. A ampliação e modernização dos espaços foram fatores que contribuíram para o crescimento dos empreendimentos.
Um desses empreendedores é o jovem Brenno Lima. Estudante de mestrado pela Unicamp, ele criou equipamentos biodigestores e ferramentas para análise de biogás. Em funcionamento desde 2022, a empresa instalada no Parque da Unicamp já conta com 35 colaboradores e vem registrando crescimento expressivo.
Outra organização que vem se destacando é voltada para o desenvolvimento de softwares e tecnologias para a área da saúde. Um deles é um tomógrafo computadorizado, por exemplo. O gerente da instituição, Fabio Cardoso, aponta que a instalação no Parque facilitou o acesso à mão de obra qualificada e, consequentemente, melhorou a qualidade dos serviços e produtos.
O crescimento no número de empresas também refletiu na geração de empregos. As 80 empresas vinculadas a Inova Unicamp criaram 711 postos diretos de trabalho em 2024, 68% deles mantidos pelas startups. Outro ponto destacado no relatório é a contratação de talentos da Unicamp nas empresas, com 41% do total das vagas preenchidas por alunos e ex-alunos da Universidade.
Os dados foram publicados no Relatório Anual do Parque da Unicamp e da Incamp.