TRT da 15ª Região registra aumento de 15% nas ações por acidentes de trabalho
O Tribunal Regional do Trabalho da 15ª Região, que atende 599 cidades paulistas e o litoral norte, registrou um aumento no número de processos envolvendo acidentes de trabalho.
Entre janeiro e fevereiro deste ano, foram protocoladas 2.102 ações trabalhistas, sendo 137 em Campinas. Em 2024, o tribunal recebeu 13.306 processos, um crescimento de 15% em relação a 2023, quando foram 11.571 ações.
Casos como o de um trabalhador que preferiu não se identificar ilustram essa situação. Ele sofreu uma queda durante o expediente enquanto realizava uma instalação elétrica em uma obra, resultando em fraturas. Desde o acidente, não pôde retornar à profissão.
Outro exemplo é o vendedor Marcelo Alves Nascimento, que sofreu um acidente na fábrica de pneus onde trabalhava. Ele entrou com um processo contra a empresa e venceu a ação na Justiça do Trabalho.
Guilherme Bié, advogado, afirma que os trabalhadores podem pedir reparações financeiras na Justiça em caso de danos no exercício da função.
Já a juíza do trabalho Marina Zerbinatti destaca que o Ministério do Trabalho mantém programas de prevenção de acidentes, voltados à segurança do trabalhador.
Além da indenização, trabalhadores vítimas de acidentes que resultem em incapacidade permanente podem solicitar pensão vitalícia. A Justiça concede o benefício mediante análise dos impactos do acidente na vida profissional do funcionário.
Com informações de Victor Hugo Bittencourt/EPTV Campinas*