USP desenvolve aplicativo para correção postural de pacientes que sofreram AVC

Foto: Reprodução/EPTV

Ouça a reportagem na íntegra.

Pesquisadores da Universidade de São Paulo (USP) desenvolveram um aplicativo que auxilia na correção da postura enquanto está sendo usado. Criado para melhorar a recuperação de pacientes que sofreram AVC (Acidente Vascular Cerebral), o estudo é parte de uma pesquisa entre a Faculdade de Medicina da USP Ribeirão Preto e o Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação da USP São Carlos.

Ele monitora cada movimento da pessoa e corrige a postura, como se o paciente estivesse o tempo todo com um fisioterapeuta do lado, dando as orientações. Segundo os pesquisadores, essa é uma forma de acelerar a recuperação.

Com controle feito totalmente pelo celular, o terapeuta coloca os dados manualmente, considerando a postura ideal para o paciente. A terapeuta ocupacional Amanda Polim conta como surgiu a ideia do app.

Caso o paciente esteja com a postura errada, o aplicativo até tolera por um tempinho, mas depois a tela fica vermelha, para indicar que a postura precisa melhorar. O aparelho vibra como sinal de alerta e dá um comando de voz, indicando o que a pessoa precisa fazer para melhorar a postura.

Uma sequela comum dos pacientes que sofreram AVC é a perda de sensibilidade, que causa desequilíbrio. A professora da USP, Maria da Graça Pimentel, explica que o aplicativo foi projetado para ser acessível e simples de usar.

Para fazer efeito, o celular é encaixado em um colete com uma abertura na frente. Usado pelos pacientes atendidos na universidade, os resultados da ferramenta são promissores.

Os resultados positivos foram publicados este ano em uma revista científica internacional com apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa de São Paulo (Fapesp). O próximo passo é conseguir disponibilizar o aplicativo de forma gratuita nas lojas de aplicativo. 

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.