Campinas faz neste sábado mais uma ação especial de vacinação contra a febre amarela. As doses serão aplicadas das 8h às 17h no bairro Nova Esperança, com vacinação de casa em casa, e das 8h às 16h30 no Satélite Íris, em ponto fixo no Supermercado Pague Menos, na Avenida John Boyd Dunlop.
A mobilização é voltada principalmente para moradores de áreas rurais, próximas a matas ou regiões de risco, onde há maior possibilidade de transmissão do vírus. Entre fevereiro e início de abril, mais de 7.600 pessoas foram vacinadas em ações semelhantes, que também já passaram por mais de 11 mil imóveis.
A orientação da Secretaria de Saúde é para que todos os moradores de Campinas, a partir dos 9 meses de idade, que ainda não tomaram a vacina, procurem um Centro de Saúde. A vacinação é seletiva: quem já recebeu uma dose a partir dos 5 anos não precisa repetir. Em caso de dúvida, basta procurar a unidade de saúde mais próxima.
Durante a semana, a Prefeitura tem usado carros de som e distribuição de panfletos para reforçar os alertas sobre a importância da imunização.
A vacinação também segue diretrizes específicas para alguns grupos:
- Crianças de 6 a 8 meses recebem uma dose na ação e são orientadas a completar o esquema aos 9 meses e com reforço aos 4 anos.
- Pessoas com mais de 60 anos devem passar por avaliação médica antes da vacinação, considerando possíveis doenças crônicas ou uso de medicamentos.
- Mulheres que estejam amamentando bebês de até 6 meses precisam interromper a amamentação por 10 dias após a vacina e serão orientadas sobre como armazenar o leite.
O esquema regular segue valendo nos Centros de Saúde para quem não puder participar da ação deste sábado.