1 em cada 9 bombas de combustíveis fiscalizadas em Piracicaba tinha irregularidades

Foto: Edijan Del Santo/EPTV

Em Piracicaba, uma em cada nove bombas de combustíveis fiscalizadas neste ano foi reprovada pelo Ipem-SP. Até agora, 77 bombas apresentaram irregularidades em 2025, quase alcançando o total de 2024, que foi de 84. O problema mais comum é a diferença entre o volume registrado e o que realmente é entregue ao consumidor. Também há casos de lacres violados, o que facilita adulterações.

Em um dos casos mais recentes, uma bomba de um posto no bairro São Dimas foi lacrada após constatar que, a cada 20 litros pagos, o motorista recebia até 1,7 litro a menos. Quando há rompimento de lacre, a suspeita é de que o volume tenha sido manipulado. Já a fraude mais grave é a adulteração da placa-mãe, responsável pelo controle de dados da bomba. Quando isso é detectado, o equipamento é apreendido e a fraude pode levar à cassação da Inscrição Estadual e denúncia ao Ministério Público.

Segundo o Ipem-SP, a alta nas irregularidades pode estar relacionada ao foco das fiscalizações neste ano em regiões da cidade com mais ocorrências anteriores. Para coibir as fraudes, portarias recentes exigem a troca de bombas antigas por modelos criptografados e mais seguros, embora a substituição total esteja prevista apenas até 2032.

A orientação ao consumidor é acompanhar todo o abastecimento, verificar se a bomba começa do zero e se o valor final confere. Denúncias podem ser feitas pelo telefone 0800 013 0522 ou pelo site do Ipem-SP.

Compartilhe!

Pesquisar

Mais recentes

Idosa tropeça ao descer de ônibus e é atropelada na Avenida Anchieta

Guardas municipais resgatam idosa abandonada por familiares em Campinas

Mulher com medida protetiva aciona botão SOS Gama após ver ex entrar no mesmo ônibus

PODCASTS

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.