CBN Campinas 99,1 FM
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

1 em cada 9 bombas de combustíveis fiscalizadas em Piracicaba tinha irregularidades

Em Piracicaba, uma em cada nove bombas de combustíveis fiscalizadas neste ano foi reprovada pelo Ipem-SP. Até atrásra, 77 bombas apresentaram irregularidades em 2025, quase alcançando o total de 2024,

1 em cada 9 bombas de combustíveis fiscalizadas em Piracicaba tinha irregularidades
Foto: Edijan Del Santo/EPTV

Em Piracicaba, uma em cada nove bombas de combustíveis fiscalizadas neste ano foi reprovada pelo Ipem-SP. Até atrásra, 77 bombas apresentaram irregularidades em 2025, quase alcançando o total de 2024, que foi de 84. O problema mais comum é a diferença entre o volume registrado e o que realmente é entregue ao consumidor. Também há casos de lacres violados, o que facilita adulterações.

Em um dos casos mais recentes, uma bomba de um posto no bairro São Dimas foi lacrada após constatar que, a cada 20 litros pagos, o motorista recebia até 1,7 litro a menos. Quando há rompimento de lacre, a suspeita é de que o volume tenha sido manipulado. Já a fraude mais grave é a adulteração da placa-mãe, responsável pelo controle de dados da bomba. Quando isso é detectado, o equipamento é apreendido e a fraude pode levar à cassação da Inscrição Estadual e denúncia ao Ministério Público.

Segundo o Ipem-SP, a alta nas irregularidades pode estar relacionada ao foco das fiscalizações neste ano em regiões da cidade com mais ocorrências anteriores. Para coibir as fraudes, portarias recentes exigem a troca de bombas antigas por modelos criptografados e mais seguros, embora a substituição total esteja prevista apenas até 2032.

A orientação ao consumidor é acompanhar todo o abastecimento, verificar se a bomba começa do zero e se o valor final confere. Denúncias podem ser feitas pelo telefone 0800 013 0522 ou pelo site do Ipem-SP.

Compartilhe

Conteúdos