Duas pessoas foram presas em flagrante nesta terça-feira após a Polícia Civil encontrar um aterro sanitário ilegal na Avenida dos Metalúrgicos, próximo à região do Aeroporto de Viracopos, no Distrito Industrial, em Campinas. Os policiais localizaram um caminhão descartando material de forma clandestina. A perícia foi acionada no local.
Agentes do 9º Distrito Policial investigavam há pelo menos duas semanas a movimentação de caminhões. Nesta terça, conseguiram flagrar um caminhão despejando esgoto doméstico captado em um condomínio no bairro Gramado. Seriam descartados 8 mil litros de dejetos. O motorista e um ajudante foram detidos.
A polícia investiga a empresa responsável pelo caminhão. Os funcionários disseram em depoimento que foram indicados pelo próprio patrão para o descarte do material. O terreno é particular e segundo o delegado responsável pelo caso, Sandro Jonasson, pertence a uma antiga indústria que está em disputas judiciais. A polícia segue a busca pelos donos da empresa.
No mesmo local, foram encontrados um lixão a céu aberto e um aterro sanitário irregular. O local continha materiais de reciclagem, sucatas, restos de construção, peças de automóveis e caçambas de empresas. A investigação acredita que o descarte já acontece há alguns anos, pela quantidade de lixo no local.
A prefeitura de Campinas foi comunicada pela polícia e informou que o local é de propriedade particular, mas monitora a área por conta da segurança aeroportuária e atratividade de fauna. A secretaria do Clima, Meio Ambiente e Sustentabilidade aguarda o encaminhamento da documentação elaborada pela polícia para a avaliação do caso e aplicação das penalidades cabíveis.
Já existem três processos em relação à área, desencadeados pela prefeitura e pelo Ministério Público. O proprietário já foi multado anteriormente e notificado a cercar a área e a adotar as medidas necessárias, como limpeza e organização do espaço este mês. A Secretaria de Serviços Públicos realizou a limpeza do local e retirou cerca de 375 mil toneladas de resíduos.