Câmara de Campinas aprova projeto que amplia proibição do fumo em locais públicos

foto: Pixabay

Coloridos, discretos e com cheiro adocicado, os cigarros eletrônicos vêm ganhando popularidade nos últimos anos, principalmente entre os jovens. Vendidos como uma alternativa moderna ao cigarro convencional, os dispositivos – conhecidos como e-cigarretes, vapes e e-ciggy – preocupam especialistas e autoridades por seu alto potencial de dependência e os riscos à saúde, muitas vezes subestimados pelos usuários.

Diante dessa realidade e da necessidade de atualizar a legislação frente aos novos hábitos de consumo de nicotina, a Câmara Municipal de Campinas aprovou nesta segunda-feira (12), em primeira discussão, um projeto de lei que estende a proibição do fumo para novos ambientes e inclui os dispositivos eletrônicos na restrição.

De autoria do vereador Luiz Rossini (Republicanos), a proposta altera a Lei Municipal nº 6.011/1988 e reforça o alinhamento com a legislação federal. O projeto proíbe o uso de produtos fumígenos em áreas comuns de condomínios residenciais, clubes, praças e parques públicos. A medida vale tanto para cigarros tradicionais quanto para os eletrônicos.

A proposta também prevê a intensificação da fiscalização e o aumento das penalidades. Em caso de descumprimento, os responsáveis poderão ser multados em valores que variam entre 200 e 500 UFICs (Unidades Fiscais de Campinas), o que hoje representa de cerca de R$ 850 a R$ 2.100, conforme a capacidade econômica do infrator.

O texto ainda determina que o Poder Executivo será responsável por regulamentar a nova legislação, caso seja aprovada em definitivo, com definição dos procedimentos de fiscalização e aplicação das sanções.

Antes de entrar em vigor, o projeto ainda precisa passar por segunda discussão e sanção do prefeito.

Compartilhe!

Pesquisar

Mais recentes

Projeto propõe retorno dos rodeios a Campinas após quase três décadas

Trecho da Rua Conceição, no Cambuí, tem bloqueio neste domingo

Rota das Bandeiras vai fechar trevo de Betel para obras de marginais da Zeferino Vaz

PODCASTS

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.