Os centros de saúde de Campinas vão funcionar normalmente nesta sexta-feira, ponto facultativo na prefeitura. No sábado, as unidades que já abrem nesse dia terão atendimento das 7h às 13h.
A orientação é para que casos leves busquem atendimento nos centros de saúde ou nas UPAs, aliviando a demanda dos hospitais, que recebem pacientes com quadros mais graves. Entre abril e agosto há maior procura por atendimento pediátrico, especialmente por problemas respiratórios, com necessidade de internação e oxigênio em alguns casos.
Para enfrentar esse cenário, a Secretaria de Saúde e a Rede Mário Gatti já abriram 15 leitos infantis desde março, sendo seis de UTI no Hospital Mário Gattinho, cinco de UTI no Ouro Verde e quatro na Irmandade de Misericórdia. Também estão em negociação mais quatro leitos de UTI infantil no Hospital Samaritano.
A prefeitura também confirmou que essa organização será repetida no feriado de Corpus Christi. As unidades funcionarão na sexta-feira, 20 de junho, e as que abrem aos sábados atenderão no dia 21, das 7h às 13h.
As unidades abertas aos sábados são Aeroporto, Parque Valença, Jardim Florence, Capivari, Santa Lúcia, Vista Alegre, União dos Bairros, DIC 1, Santo Antônio, Vila Ipê, São Quirino e Aurélia.