Cidades da região de Campinas registram aumento de 10% nos furtos e roubos em farmácias

Os furtos e roubos em farmácias aumentaram 10% no primeiro trimestre de 2025 nas cinco maiores cidades da região, sendo Campinas, Piracicaba, Indaiatuba, Sumaré e Limeira. Entre janeiro e março, foram registradas 76 ocorrências, contra 69 no mesmo período de 2024.
Foto: Reprodução/EPTV

Dados da Secretaria Estadual de Segurança Pública (SSP), obtidos pela EPTV via Lei de Acesso à Informação, mostram que os furtos e roubos em farmácias aumentaram 10% no primeiro trimestre de 2025 nas cinco maiores cidades da região, sendo Campinas, Piracicaba, Indaiatuba, Sumaré e Limeira. Entre janeiro e março, foram registradas 76 ocorrências, contra 69 no mesmo período de 2024.

Indaiatuba

O caso mais recente aconteceu na quarta-feira (7), quando três mulheres e um homem foram flagrados pela Guarda Municipal de Indaiatuba com diversos produtos furtados em um carro. Segundo a corporação, o grupo havia roubado medicamentos, vitaminas e cosméticos de seis farmácias e seguia em direção ao sétimo alvo no mesmo dia. Todos foram presos em flagrante, e os itens encontrados no veículo foram apreendidos. 

Um dos Guardas Municipais contou como os criminosos agiam durante os furtos.

“Elas entravam as três, colocavam dentro das vestes, elas usam camisa apertada, por baixo e por cima uma outra blusa. Então elas colocam sobre as vestes e depois saem e descarrega no carro, volta novamente, assim sucessivamente em outras farmácias. São produtos como suplementos alimentares, perfumaria, remédios e, pelo que a gente pode precisar ali, tudo medicamento de alto custo” disse. 

Campinas

Na madrugada de terça para quarta-feira, um homem foi preso em Campinas após câmeras de monitoramento identificarem seu carro em Americana como suspeito de envolvimento em roubos a farmácias. A Guarda Municipal tentou abordá-lo, mas ele fugiu, iniciando uma perseguição pela Rodovia Anhanguera até a Bandeirantes. O veículo perdeu o controle e colidiu com um caminhão em Campinas. Três suspeitos fugiram para uma área de mata; um deles foi capturado e confessou participação em um roubo em Limeira. 

Imagens de um circuito de segurança registraram o momento da abordagem criminosa contra funcionárias da farmácia. No carro, foram encontrados uma réplica de pistola, medicamentos de alto custo e dinheiro. O detido também foi reconhecido por outro assalto em Vinhedo e revelou que o grupo planejava novos crimes em Americana. 

Em uma outra farmácia de Campinas, na região do Jardim São Gabriel, os furtos são constantes. O gerente da unidade afirmou que precisou trocar o sistema de segurança.

“Um sistema mais moderno, mais nitidez, câmeras novas, alarmes sonoros, toda a gravação feita. A própria proprietária às vezes acompanha, é avisada, além dos alarmes, além da gente fechar a loja, abrir a loja com horário tudo programado. E mesmo assim, ainda há furtos externos fora da loja, durante a noite.  Na minha opinião, o que mais falta é policiamento noturno, mais rondas noturnas, segurança, guarda, polícia militar, para que faça essa rotina de rondas”, contou o gerente.  

A Guarda Municipal de Campinas informou que irá intensificar o patrulhamento no Jardim São Gabriel e reforçou a importância do registro de boletins de ocorrência pela população. A corporação destacou que as ações são baseadas nas estatísticas criminais da região. 

Já a Secretaria Estadual de Segurança Pública (SSP) afirmou que as forças de segurança continuam atuando no combate a todos os tipos de crime, incluindo furtos e roubos a farmácias na região de Campinas. A SSP destacou que a Polícia Civil tem reforçado os esforços para identificar e responsabilizar os autores, com inquéritos em andamento e suspeitos já identificados. Além disso, informou que três homens foram presos na capital paulista por integrar uma quadrilha especializada nesse tipo de crime. 

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

GCM de Valinhos prende assaltantes de farmácia e traficante na Rodoviária

A Guarda Civil Municipal de Valinhos registrou três ocorrências durante o feriado prolongado.
A primeira foi na madrugada de sábado, quando dois homens e um adolescente foram detidos após roubarem uma farmácia no centro. Eles tentaram fugir com mais de R$ 2,6 mil em dinheiro, mas foram capturados após perseguição com apoio da Polícia Militar e da GCM de Campinas. Uma réplica de revólver também foi apreendida.  

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.