Consórcio confirma início do Trem Intercidades em 2026 e aponta desapropriações como desafio 

Foto: CRRC/ Divulgação

A concessionária responsável pelo Trem Intercidades (TIC), que vai conectar Campinas a São Paulo em uma locomotiva com velocidade de até 140 km/h, planeja iniciar as obras em maio de 2026. O serviço expresso percorrerá 101 km entre o Terminal da Barra Funda, na capital, e o Pátio Ferroviário de Campinas em aproximadamente 64 minutos, com uma parada em Jundiaí. 

Além do trem expresso, será implantado também o Trem Intermetropolitano, com paradas em Louveira, Vinhedo e Valinhos. O contrato de concessão ainda prevê a criação da linha 7-Rubi, um ramal privatizado da CPTM que liga a Barra Funda a Jundiaí. 

Em uma entrevista ao portal g1, Pedro Moro, novo diretor-presidente da TIC Trens, garantiu que as obras vão começar dentro do prazo e que o modal estará em operação até maio de 2031.

Segundo Moro, além das desapropriações, um dos maiores desafios é ajustar o transporte de cargas, já que, em alguns trechos, há fluxo de locomotivas carregadas de mercadorias. Para isso, será necessário transferir o transporte de cargas para fora da linha férrea, deixando a via exclusiva para os trens de passageiros. 

A TIC Trens é a empresa formada pelas duas companhias que participaram do consórcio vencedor do leilão, responsável pelo projeto. Antes de iniciar as obras, a equipe trabalha na fase de pré-construção, que inclui a elaboração de todos os projetos necessários, obtenção de licenças ambientais e realização das desapropriações. 

O projeto também prevê a instalação de um circuito de monitoramento por câmeras e medidas de segurança, como portas de plataforma que mantêm os usuários afastados da linha, ajudando a evitar acidentes, como o ocorrido com um homem de 35 anos na estação do metrô Campo Limpo, em São Paulo. Além disso, o sistema de bilhetagem será totalmente eletrônico. 

Compartilhe!

Pesquisar

Mais recentes

Campinas vai ter UBS construída com verba federal no Jd. Miriam

Estado de SP confirma 2ª morte por consumo de bebida com metanol

Jaguariúna instala 150 câmeras com inteligência artificial para reforçar segurança

PODCASTS

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.