A Defesa Civil do Estado de São Paulo está intensificando as ações de prevenção a desastres naturais com foco na capacitação de agentes para o enfrentamento de queimadas e na ampliação de sistemas de alerta em regiões com histórico de enchentes. Em entrevista à CBN, o secretário-chefe da Casa Militar e coordenador da Defesa Civil do Estado, coronel Henguel Ricardo Pereira, ressaltou a importância do preparo técnico e da conscientização da população.
Segundo o coordenador, a estiagem severa e os baixos índices de umidade do ar aumentam significativamente os riscos de focos de incêndio em áreas urbanas e rurais.
Além da atuação técnica, a Defesa Civil também reforça a necessidade da participação da população no combate e na prevenção. Entre as orientações estão: evitar queimadas de lixo ou vegetação, não soltar balões, denunciar atividades suspeitas e manter terrenos limpos. A denúncia de queimadas pode ser feita diretamente com a Defesa Civil ou Corpo de Bombeiros.
Capivari recebe sistema de sirenes para alertar população em casos de enchente
A cidade de Capivari passa a contar a partir desta semana com um novo sistema de alerta para situações de emergência. A Defesa Civil do Estado realizou um treinamento com simulado de acionamento do SISAR — Sistema de Sirenes de Alerta de Risco — que será instalado na EICAP Professor Aldo Silveira.
O sistema é uma ferramenta sonora que emite sinais para avisar a população em caso de necessidade de evacuação por causa de enchentes provocadas pelo Rio Capivari e seus afluentes. O alerta pode ser disparado tanto pelo Centro de Operações de Inteligência (COI), da Secretaria Municipal de Segurança Pública, quanto pela Defesa Civil do Estado, a partir da análise de chuvas intensas.
A instalação é fruto de um convênio entre a cidade e o governo estadual. Além de Capivari, também receberão o sistema os municípios de São Sebastião, Francisco Morato e São Luís do Paraitinga — cidades com histórico de ocorrências relacionadas a chuvas e deslizamentos.
Agentes locais da Defesa Civil passam por treinamentos específicos para operação do equipamento. A participação da comunidade durante os testes é considerada essencial.