Os bares e restaurantes de Campinas e região devem faturar neste mês com o Dia das Mães. A alta no movimento impacta positivamente o setor, que espera faturar até 30% a mais na data, de acordo com uma pesquisa da Abrasel, a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes.
A data é considerada a segunda mais importante para o mercado de restaurantes e fica atrás apenas do Dia dos Namorados. O levantamento junto aos estabelecimentos indica que oito em cada dez restaurantes devem abrir no domingo, 11 de maio. Entre eles, 78% esperam faturar mais neste ano do que na mesma data no ano passado.
André Mandetta, presidente da Abrasel Regional Campinas, afirma que a data tem um impacto importante para os restaurantes e bares que abrem no dia.
Ainda segundo a Abrasel, o setor afirma que vem enfrentando um cenário difícil nos últimos meses, não só pelo baixo movimento, mas também pelos desafios para ajustar os preços dos cardápios.
A associação aponta que a inflação acumulada de 5% entre abril de 2024 e março de 2025 não consegue ser repassada aos cardápios pela maioria dos empreendedores. Por isso a data é considerada é uma chance de recuperação.
Na capital paulista, a Abrasel São Paulo estima que o faturamento de bares e restaurantes na data aumente até 50% em comparação com um domingo comum.
Já a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP) estima movimentação de R$ 63 bilhões na economia do estado.