Emdec vai instalar radares em travessia de pedestres da John Boyd

Foto: Emdec/Divulgação

A Emdec vai instalar dois radares em uma das travessias da Avenida John Boyd Dunlop, na região do Satélite Íris, em Campinas. Os equipamentos vão funcionar na altura da Estação BRT Bandeirantes e vão fiscalizar o limite de velocidade e o avanço de semáforo.

Segundo o departamento de trânsito, o objetivo da medida é garantir proteção aos pedestres e usuários do transporte público coletivo, já que o local registrou diversos acidentes entre 2024 e este ano.

Os dispositivos serão ligados no dia 2 de junho, nos dois sentidos de circulação. O monitoramento contempla a marginal da Avenida JBD – Nadir Dias de Oliveira/Tom de Araújo. Os equipamentos vão fiscalizar o cumprimento da velocidade regulamentada, que é de 50 km/h, e avanço semafórico.

A Estação Bandeirantes integra o Corredor BRT Campo Grande e é atendida pelas linhas BRT20 (Campo Grande) e BRT25 (Satélite Íris). Além da presença de usuários do Corredor BRT Campo Grande e de linhas convencionais, a travessia recebe fluxo de pedestres de um mercado atacadista próximo, na Avenida Oswaldo Veiga.

Em 2024, esse ponto da avenida JBD, próximo à Estação BRT Bandeirantes, registrou 29 acidentes, na soma dos dois sentidos: 13 com vítimas feridas, 15 sem vítimas e um atropelamento. Em 2025, foram quatro ocorrências no total: três com vítimas feridas e uma sem vítimas.

Os radares instalados na travessia foram remanejados de pontos das avenidas Antônio Carlos Couto de Barros, Júlio Prestes e John Boyd Dunlop (próximo à Avenida Brasília). Não houve ampliação do número de 144 pontos de fiscalização eletrônica ativos em Campinas.

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.