As operações de pousos e decolagens no Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas, ficaram suspensas por cerca de 45 minutos nesta sexta-feira (2) devido a um furto de cabos e atos de vandalismo contra equipamentos de comunicação instalados dentro da área do terminal. A interrupção afetou a comunicação com o Controle de Aproximação de São Paulo, que orienta o tráfego aéreo na região.
Segundo a NAV Brasil, empresa responsável pela gestão dos sistemas de navegação aérea, o problema não atingiu diretamente a Torre de Controle de Viracopos, que seguiu operando normalmente. No entanto, por medida de segurança, o Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA) determinou a interrupção temporária das operações no terminal. Os pousos e decolagens foram retomados às 13h35, no horário de Brasília.
Durante a paralisação, ao menos quatro voos registraram atrasos na chegada e sete na saída. Nenhuma decolagem ou aterrissagem precisou ser cancelada. Em média, o aeroporto de Campinas opera cerca de 350 voos por dia, entre partidas e chegadas.