Furto seguido de invasão em casas cresce 36% no 1º trimestre em Campinas

Foto: Wesley Justino/EPTV

Os casos de invasões de casas aumentaram em Campinas. De acordo com dados da Secretaria de Segurança Pública, de janeiro a março de 2023, foram 18 registros. No ano seguinte, 30 casos e, neste ano, no mesmo período foram 41 ocorrências. Os dados consideram números dos primeiros trimestres dos últimos três anos. O crescimento é de 36% de 2024 pra 2025 nos casos de invasão.

Os registros deste ano estão espalhados em diferentes regiões da cidade, mas o bairro Botafogo foi o que teve mais casos até agora: quatro ocorrências. Os moradores reclamam que a sensação de insegurança aumentou nos últimos anos.

No dia 9 de janeiro, um homem invadiu um prédio no bairro Botafogo de madrugada. O edifício trabalha com portaria virtual. O suspeito quebrou portas de vidro e subiu até a cobertura no décimo primeiro andar. Um morador que é Guarda Municipal ouviu barulho e tentou render o ladrão. Ele teria simulado estar armado e levou dois tiros. Passou por atendimento no hospital e foi preso.

Jaime de Souza é especialista em segurança. Segundo ele, muitos dos invasores são pessoas em situação de rua, alguns vindos até de outros estados.

Entre as orientações de segurança, avisar os vizinhos em caso de ausência prolongada e se possível investir em cercas de proteção, alarmes e até câmeras de monitoramento.

A Secretaria de Segurança Pública informou, em nota, que está comprometida no combate à criminalidade em Campinas. Reforçou que as polícias Civil e Militar atuam de forma integrada, para identificar infratores e desarticular quadrilhas.

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.