Um homem de 28 anos foi preso nesta quarta-feira (14) no bairro Jardim do Lago II, em Campinas, suspeito de armazenar, compartilhar e comercializar material de pornografia infantil.
A operação foi realizada em conjunto pela Polícia Civil e Polícia Federal de Campinas, a partir de informações fornecidas por um sistema internacional de monitoramento, que identifica e comunica possíveis crimes relacionados à exploração sexual de crianças e adolescentes na internet.
O delegado Luiz Fernando Dias de Oliveira, da Delegacia de Investigações Gerais (DIG) de Campinas, falou sobre a investigação.
Segundo o delegado, o suspeito confessou em depoimento que havia deixado o emprego formal para se dedicar à prática criminosa no ambiente digital.
Além disso, Luiz Fernando afirma que foram encontrados documentos de terceiros na casa do homem, o que pode indicar a participação de outras pessoas na disseminação desse tipo de conteúdo ilegal.
Durante o cumprimento do mandado de busca e apreensão, os agentes localizaram quatro celulares, um notebook e duas motocicletas na residência do investigado. Todo o material foi apreendido e será periciado.
O suspeito deve responder pelos crimes de venda, armazenamento e compartilhamento de imagens de abuso sexual infantil. Juntas, as penas podem chegar a 18 anos de prisão.