INSS começa a devolver descontos indevidos de aposentados nesta segunda-feira

Foto: Joédson Alves/Agência Brasil

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) inicia nesta segunda-feira (26) a devolução dos valores descontados de mensalidade associativa na folha de pagamento de abril a todos os aposentados e pensionistas.

A estimativa de reembolso é de R$ 292 milhões aos beneficiários, valor referente a folha de pagamento de abril, que já estava fechada quando a Polícia Federal e a Controladoria Geral da União (CGU) deflagraram a operação sobre o esquema nacional de descontos ilegais. No fim de abril o INSS havia determinado a suspensão de todos os descontos desse tipo.

Entretanto, os descontos ainda foram realizados nos pagamentos efetuados entre 24 de abril e 8 de maio. O INSS reteve esses valores e não os repassou às entidades associativas. 

De acordo com o Instituto, a devolução será feita junto com o pagamento regular dos benefícios, no período de 26 de maio a 6 de junho

Consulta das mensalidades antigas

Para consultar os valores das mensalidades antigas, o contribuinte deverá informar ao INSS caso não reconheça ter autorizado o débito em folha. O pedido pode ser feito pelo Meu INSS (aplicativo ou site) ou pelo telefone 135. Não é necessário enviar documentos nem fornecer outras informações além de declarar se autorizou ou não os descontos. 

O INSS acionará a entidade para que comprove a autorização. Caso não haja comprovação, a entidade deverá devolver os recursos ao Instituto, que, posteriormente, repassará os valores ao beneficiário. A devolução será realizada pelo INSS, utilizando o mesmo meio empregado para os pagamentos regulares. 

Além disso, a partir de 30 de maio, aposentados e pensionistas poderão fazer a consulta presencialmente nas agências dos Correios. Após a consulta e respeitado o prazo de 15 dias úteis para análise e apresentação da documentação por parte da associação, o cidadão poderá retornar à agência para validar ou contestar a resposta apresentada pela entidade. 

Outro canal disponível é a Central de Teleatendimento 135, que funciona de segunda a sábado, das 7h às 22h. 

Calendário de pagamento

A data exata da devolução depende do valor do benefício (se igual ou superior a um salário-mínimo) e do último algarismo do Número de Benefício (NB) – sem considerar o dígito verificador, que aparece depois do traço. 

  • Quem ganha até um salário-mínimo
  • Final 1    26 de maio
    Final 2    27 de maio
    Final 3    28 de maio
    Final 4    29 de maio
    Final 5    30 de maio
    Final 6    2 de junho
    Final 7    3 de junho
    Final 8    4 de junho
    Final 9    5 de junho
    Final 0    6 de junho
  • Quem ganha acima de um salário-mínimo
  • Final 1 e 6    2 de junho
  • Final 2 e 7    3 de junho
  • Final 3 e 8    4 de junho
  • Final 4 e 9     5 de junho
  • Final 5 e 0     6 de junho

O INSS reforça o alerta sobre golpes, ressaltando que não faz ligações nem envia SMS, e-mails, mensagens de WhatsApp ou qualquer outro tipo de contato fora dos canais oficiais para informar sobre o reembolso. O contato oficial será feito exclusivamente por meio de notificação no aplicativo ‘Meu INSS’. Em caso de dúvidas, basta ligar para a Central de Teleatendimento 135. 

Compartilhe!

Pesquisar

Mais recentes

Saiba onde há fiscalização de trânsito por câmeras em Campinas

Piracicaba inicia revisão de plano para reduzir perdas de água em até 10 anos

Indaiatuba inicia estudo para melhorar trânsito em 16 pontos da cidade

PODCASTS

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.