Ouça conversas de pilotos após interrupção na comunicação aérea em Viracopos na sexta-feira

Foto: Divulgação/Aeroporto de Viracopos

O Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas, recebe cerca de 350 voos por dia. Na última sexta-feira (2), sete decolagens e quatro pousos sofreram atrasos devido ao furto de cabos e a atos de vandalismo contra equipamentos de comunicação instalados na área do terminal. 

As operações em Viracopos ficaram suspensas por 45 minutos, o que afetou a comunicação com o Controle de Aproximação de São Paulo, responsável por orientar o tráfego aéreo na região. 

A torre de controle do aeroporto auxilia na comunicação com os pilotos que estão no pátio se preparando para decolar ou que se aproximam para pouso. Após a decolagem ou durante a aproximação final, o controle é transferido para o Centro Regional de Controle do Espaço Aéreo Sudeste, localizado em São Paulo. 

Esse centro coordena diversos terminais, como Guarulhos, Congonhas e Viracopos, sendo que cada aeroporto conta com seu próprio sistema de transmissão. Em Campinas, a comunicação é feita por meio de uma antena, que foi alvo da ação criminosa na última semana. 

Em áudios obtidos pela EPTV, é possível ouvir o momento em que um dos pilotos informa ao controle de São Paulo que iniciaria a descida para Viracopos, quando a comunicação foi interrompida. 

Na sequência, pilotos de outras aeronaves que dependiam do controle de São Paulo relataram à torre de Campinas que perderam a comunicação. 

Em seguida, devido à falha, o controlador da torre de Campinas explicou aos pilotos no pátio do aeroporto o que estava acontecendo. 

Francisco Rezende, professor na área de segurança aérea, foi controlador de voo durante 30 anos e comenta sobre a importância da comunicação entre os pilotos e os centros de controle. 

A Força Aérea Brasileira (FAB) informou que a estação afetada passará a contar com reforço na segurança, incluindo vigilância fixa e rondas diárias realizadas por um grupo de segurança e defesa da própria FAB. A corporação também informou que, até o momento, não há identificação ou prisão dos responsáveis pelos furtos. 

Com informações de André Luis Rosa/EPTV Campinas

Compartilhe!

Pesquisar

Mais recentes

Polícia prende dois por fabricação de placas irregulares

Cada vez mais ousados, “gatos” de energia causaram 45 mortes em 2024

pico das cabras

Compensação ambiental por incêndio no Pico das Cabras estima plantio de ao menos 100 mil árvores

PODCASTS

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.