Ouça conversas de pilotos após interrupção na comunicação aérea em Viracopos na sexta-feira

Na última sexta-feira (2), sete decolagens e quatro pousos sofreram atrasos devido ao furto de cabos e a atos de vandalismo.
Foto: arquivo/ Divulgação/Viracopos

O Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas, recebe cerca de 350 voos por dia. Na última sexta-feira (2), sete decolagens e quatro pousos sofreram atrasos devido ao furto de cabos e a atos de vandalismo contra equipamentos de comunicação instalados na área do terminal. 

As operações em Viracopos ficaram suspensas por 45 minutos, o que afetou a comunicação com o Controle de Aproximação de São Paulo, responsável por orientar o tráfego aéreo na região. 

A torre de controle do aeroporto auxilia na comunicação com os pilotos que estão no pátio se preparando para decolar ou que se aproximam para pouso. Após a decolagem ou durante a aproximação final, o controle é transferido para o Centro Regional de Controle do Espaço Aéreo Sudeste, localizado em São Paulo. 

Esse centro coordena diversos terminais, como Guarulhos, Congonhas e Viracopos, sendo que cada aeroporto conta com seu próprio sistema de transmissão. Em Campinas, a comunicação é feita por meio de uma antena, que foi alvo da ação criminosa na última semana. 

Em áudios obtidos pela EPTV, é possível ouvir o momento em que um dos pilotos informa ao controle de São Paulo que iniciaria a descida para Viracopos, quando a comunicação foi interrompida. 

Na sequência, pilotos de outras aeronaves que dependiam do controle de São Paulo relataram à torre de Campinas que perderam a comunicação. 

Em seguida, devido à falha, o controlador da torre de Campinas explicou aos pilotos no pátio do aeroporto o que estava acontecendo. 

Francisco Rezende, professor na área de segurança aérea, foi controlador de voo durante 30 anos e comenta sobre a importância da comunicação entre os pilotos e os centros de controle. 

A Força Aérea Brasileira (FAB) informou que a estação afetada passará a contar com reforço na segurança, incluindo vigilância fixa e rondas diárias realizadas por um grupo de segurança e defesa da própria FAB. A corporação também informou que, até o momento, não há identificação ou prisão dos responsáveis pelos furtos. 

Com informações de André Luis Rosa/EPTV Campinas

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.