As prefeituras de Jaguariúna e Nova Odessa informaram redução considerável dos casos de dengue nos últimos meses.
Em Jaguariúna, o número de casos confirmados caiu 85% em menos de dois meses. Em março, foram 733 registros. Agora são 110. A cidade também não tem nenhuma internação por dengue no momento. Desde o início do ano, já foram 6.158 casos e três mortes.
A prefeitura destaca que esse resultado vem de ações como mutirões nos bairros, vacinação de crianças e adolescentes, criação de um centro de controle da dengue e de um serviço de telemonitoramento de uma faculdade. Mesmo com a queda, a orientação é para que a população siga eliminando criadouros.
Em Nova Odessa, a redução foi de mais de 80%. Entre janeiro e abril do ano passado, a cidade teve quase 2.840 casos. Neste ano, no mesmo período, foram 553. A cidade ainda não registra mortes por dengue em 2025.
A prefeitura continua com visitas nas casas, arrastões aos sábados, palestras em escolas e a vacinação de adolescentes de 10 a 14 anos. A vacina está disponível nas sete unidades básicas de saúde e protege para a vida toda.
A recomendação é a mesma: todo morador precisa colaborar, eliminando locais com água parada. Mutirões acontecem semanalmente nos municípios.