Em celebração ao Dia das Mães, neste domingo (11), a Mata de Santa Genebra, em Campinas, divulgou imagens de uma onça-parda acompanhada de dois filhotes. A imagem, feita durante a noite, mostra a mãe caminhando com os pequenos pela mata – um raro momento de aprendizado na natureza.
Os registros são de armadilhas fotográficas instaladas pela equipe técnica da ARIE Mata de Santa Genebra, sob gestão da Fundação José Pedro de Oliveira (FJPO).
As onças-pardas são mamães solitárias e extremamente cuidadosas. A participação do macho se limita à fecundação. A gestação dura cerca de 90 dias, e cada ninhada pode ter de um a quatro filhotes – em casos excepcionais, até seis.
A mãe escolhe um local protegido para montar o ninho, onde os filhotes permanecerão pelos primeiros três meses de vida. Nesse período, ela se afasta apenas para se alimentar e beber água. A partir daí, os pequenos começam a acompanhar a mãe, que os ensina a encontrar alimento, água e abrigo. O cuidado materno segue até os filhotes completarem cerca de 1 ano de idade, quando passam a buscar seu próprio território.
Mesmo após esse período, a mãe pode tolerar a presença dos filhotes por mais algum tempo, mas, se não se dispersarem naturalmente, ela os afasta para que conquistem sua independência.