Mais uma edição do mutirão de combate à dengue é realizada neste sábado (17), em Campinas. De acordo com a Prefeitura, a ação de prevenção será das 8h às 12h, em sete bairros. Serão vistoriados o Jardim Santa Eudóxia, Vila Orozimbo Maia, Jardim Carlos Lourenço, Jardim Itatiaia, Jardim New York, Jardim Andorinhas e Jardim Itayu.
A mobilização visita residências e comércios para remover criadouros do Aedes aegypti, vetor da doença, e orientar a população sobre prevenção e combate.
Segundo a Secretaria de Saúde, ao menos 150 pessoas participam da ação, entre agentes da saúde, trabalhadores de Serviços Públicos, funcionários da empresa Impacto Controle de Pragas e integrantes do Comitê de Enfrentamento das Arboviroses e Zoonoses.
Um drone também será usado para localizar grandes criadouros, como piscinas e caixas d’água em imóveis identificados como desocupados ou em situação de abandono.
A Saúde reforça o alerta para tentar reduzir casos e óbitos: a melhor forma de prevenção é eliminar qualquer acúmulo de água que possa servir de criadouro para o mosquito, principalmente em latas, pneus, pratos de plantas, lajes e calhas. É importante, ainda, vedar a caixa d’água e manter fechados vasos sanitários inutilizados.