A Secretaria de Saúde de Nova Odessa confirmou duas mortes por dengue. São as primeiras contabilizadas na cidade em 2025 e os casos foram analisados pelo Instituto Adolfo Lutz, em São Paulo.
As duas mortes ocorreram em abril. Trata-se de dois homens, sendo um de 40 anos que morava no Jardim das Palmeiras e outro de 87, morador do Parque Klavin.
Balanço mais recente aponta que Nova Odessa registra 623 casos de dengue em 2025, com estas duas mortes pela doença. No mesmo período de 2024 (de janeiro a maio), eram 3.402 casos positivos. As quatro mortes de 2024 aconteceram entre abril e maio.
A prefeitura de Nova Odessa informou que já fez mais de seis mil ações, 5,2 mil visitas casa a casa de rotina e quase duas mil visitas domiciliares como parte dos “arrastões” de reforço aos sábados.
Também foi realizada uma Avaliação de Densidade Larvária periódica, que é estudo de campo que “conta” os criadouros encontrados e aponta as regiões da cidade com maior risco para a presença do inseto, orientando e direcionando os esforços para os próximos meses.
A Secretaria de Saúde disse que segue com a vacinação de adolescentes de 10 a 14 anos contra a dengue diariamente. A vacina está disponível nas 7 Unidades Básicas de Saúde.