A Secretaria de Saúde de Piracicaba informou, na tarde desta quarta-feira, que oito crianças aguardam vaga em hospitais públicos do município. Segundo informações da pasta, seis são pacientes respiratórios, sendo que cinco delas aguardam vagas de enfermaria para residentes em Piracicaba e uma vaga em UTI Pediátrica para uma criança moradora de Capivari.
Já pacientes não respiratórios são duas, sendo um uma vaga em UTI Neonatal para paciente de São Pedro e outra de enfermaria para paciente de Piracicaba.
A prefeitura informou que segue fazendo o monitoramento das doenças respiratórias conforme decreto de emergência em saúde pública publicado na última segunda-feira.
O documento é válido por 120 dias e foi publicao devido ao aumento dos casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave e infecções virais, especialmente entre crianças.
Na última semana, os hospitais Fornecedores de Cana e Santa Casa de Piracicaba ampliaram a oferta de leitos destinados ao atendimento infantil pelo SUS, com a abertura de mais 17 unidades.
Com o decreto, o município poderá reforçar o repasse aos hospitais e adotar medidas administrativas excepcionais e temporárias. Entre elas, estão a ampliação de leitos, o reforço de equipes e a flexibilização de processos de contratação e aquisição de insumos.