Onça-pintada suspeita de matar caseiro no Pantanal é transferida para instituto em Amparo 

Foto: Foto: Acervo Instituto Ampara Animal

O Instituto Ampara Animal, localizado em Amparo, recebeu a onça-pintada capturada há 21 dias no Pantanal. A suspeita é que o animal seja o mesmo que atacou e matou um caseiro em Aquidauana, no Pantanal Sul-Mato-Grossense, no final de abril. 

O felino, um macho de aproximadamente nove anos, foi transferido na quinta-feira (15) do Centro de Reabilitação de Animais Silvestres (CRAS), em Campo Grande (MS). 

Durante as três semanas em que permaneceu na unidade, o animal ganhou cerca de 13 kg, passando de 94 kg para 107 kg. Segundo a equipe veterinária, ele chegou desidratado e com baixo peso, sendo submetido a exames e suporte nutricional. 

A instituição em Amparo, para onde o animal foi levado, possui oito onças, sendo cinco pintadas e três pardas, que foram vítimas da interferência humana e não podem retornar para a natureza. 

Veja fotos dos outros animais

O Instituto abriga diversos tipos de animais silvestres desde 2018, com espaços e recintos específicos sem contato com público. 

Foto: Instituto Ampara Animal

Suspeita

A onça-pintada foi capturada pela Polícia Militar Ambiental no dia 24 de abril, próximo ao pesqueiro Touro Morto, no encontro dos rios Miranda e Aquidauana, no Pantanal. Na época da captura, o animal estava debilitado e apresentou problemas de saúde, que posteriormente se confirmaram transitórios.  

A suspeita é que a onça-pintada seja a mesma que atacou e matou o caseiro Jorge Avalo, de 60 anos, no dia 21 de abril. O caseiro trabalhava há 16 anos em um pesqueiro às margens do Rio Miranda, em Aquiduana, e estava acostumado com a presença dos felinos na região. 

De acordo com a Polícia Militar Ambiental, foram encontradas pegadas da onça e partes do corpo da vítima próximo ao local do ataque. O laudo confirmou que a causa da morte foi uma mordida de onça-pintada na cabeça. 

Entretanto, até o momento, não há confirmação de que o animal capturado seja o mesmo envolvido no ataque. 

Compartilhe!

Pesquisar

Mais recentes

Saiba onde há fiscalização de trânsito por câmeras em Campinas

Piracicaba inicia revisão de plano para reduzir perdas de água em até 10 anos

Indaiatuba inicia estudo para melhorar trânsito em 16 pontos da cidade

PODCASTS

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.