A Polícia Federal realizou na manhã desta terça-feira (27) uma operação contra uma associação criminosa voltada ao tráfico internacional de drogas. O grupo investigado tinha como destino a Europa, por meio do Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas.
Foram expedidos dois mandados de prisão preventiva contra mãe e filho, que atualmente estão em Portugal. A dupla é o principal alvo da operação. Ela realizou um passaporte com documentos falsos para sair do Brasil, pois tinha um mandado de prisão por outro crime de tráfico de drogas. De acordo com a PF, o nome dela agora está na lista vermelha da Interpol.
Também foram cumpridos cinco mandados de busca e apreensão no estados do Paraná e Santa Catarina. Os alvos no Brasil são endereços residenciais de investigados apontados como responsáveis pela escolha e custeio das despesas relativas às viagens internacionais. Nos endereços foram apreendidos drogas, eletrônicos, equipamentos necessários para a preparação de malas e documentos falsos.
A investigação começou a partir de duas prisões ocorridas em março e outubro de 2023, com passageiros tentando embarcar de Viracopos para Lisboa, em Portugal.
As penas previstas para o crime internacional de drogas e associação para o tráfico podem passar de 35 anos de prisão.