Piracicaba prevê ampliação de leitos em UPAs com decreto de emergência em saúde pública 

Foto: Edvaldo de Souza/ EPTV

Por causa do aumento nas internações de crianças por Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) em Piracicaba, a prefeitura prepara um decreto de emergência em saúde pública, com previsão de publicação nesta segunda-feira (19). 

Os hospitais Fornecedores de Cana e Santa Casa de Piracicaba ampliaram a oferta de leitos para o atendimento aos casos de SRAG no fim de semana, disponibilizando mais 17 leitos voltados ao público infantil. 

Mesmo assim, de acordo com apuração da EPTV, 15 crianças aguardavam na fila por vagas em enfermaria e outras duas por vagas em UTI no fim de semana. O secretário de Saúde de Piracicaba, Sérgio Pacheco, informou que as filas diminuíram nesta segunda-feira (19). 

“17 crianças estavam aguardando vagas no sábado, hoje nós só temos 3. Dessas três, apenas uma é UTI. As três estão com previsão de vaga ao longo do dia de hoje, estão só aguardando alta de outras crianças. Muito provavelmente novas crianças aparecerão, porque está tendo bastante procura nos prontos-socorros. A secretaria trabalha sempre de forma técnica, então muitas vezes, por exemplo, a gente fala vai ter vaga para esses três que estão agora, já tem previsão de alta, mas se chegar uma criança mais grave no meio do caminho, naturalmente essa criança é priorizada, assim como com qualquer faixa etária” contou. 

O secretário também contou sobre a elaboração do decreto.

“O poder público trabalha através de processos licitatórios, que muitas vezes são morosos, leva até seis meses, oito meses. Ou seja, as respostas precisam ser emergentes. Outra coisa que o decreto proporciona, é que os hospitais que que deram esses leitos, o Hospital dos Fornecedores de Cana e a Santa Casa de Piracicaba, conseguem através desse decreto receber repasses diferenciados para as crianças que tiverem Síndrome Respiratória Aguda Grave”, explicou o secretário.

O secretário detalhou as medidas que podem ser tomadas com o decreto. 

“Nós temos um pronto-socorro extremamente mal dimensionado, que é o Vila Rezende. Então com o decreto, nós podemos tentar aumentar o espaço físico de atendimento, de acomodação. Nós conseguimos comprar testes para o vírus sincicial respiratório, que ele não é contemplado pelos pelas licitações anteriores, então a gente não tem como comprar esse teste sem ser de uma maneira emergencial ou com o decreto. Tentar transformar o anexo que do pronto-socorro Piracicamirim, que é um prédio grande, onde nós temos 26 leitos que são usados como observação, que foi criado na época da COVID, nós podemos direcionar para um hospital infantil, se isso vier ser necessário”, finalizou o secretário.

A Secretaria Municipal de Saúde orienta que, em caso de sintomas gripais com qualquer sinal de agravo, os pacientes devem procurar as Unidades de Pronto Atendimento ou a Unidade Básica de Saúde mais próxima. Além disso, a pasta também pede que os pais evitem levar as crianças para a escola em caso de sintomas gripais. 

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.