Polícia Federal investiga tráfico internacional de pessoas e cumpre mandado em Jundiaí

Foto: Fernanda Alves/CBN Campinas

A Polícia Federal cumpriu na manhã desta terça-feira (20) um mandado de busca e apreensão em Jundiaí (SP) para investigar um caso de tráfico internacional de pessoas. A suspeita é de que uma empresa oferecia falsas vagas de emprego no exterior e levava brasileiros para trabalhar em condições análogas a escravidão.

Segundo a Polícia Federal, a investigação começou em dezembro do ano passado, depois que uma vítima brasileira conseguiu escapar do esquema com a ajuda da polícia da Bósnia. A partir da denúncia, os policiais descobriram que a empresa usava a internet para recrutar pessoas interessadas em trabalhar no Leste Europeu, prometendo boas condições de trabalho.

Mas, de acordo com a investigação, o verdadeiro objetivo era explorar os trabalhadores, fazendo com que atuassem em situações muito ruins, ou até mesmo apenas ganhar dinheiro enganando quem buscava as vagas. Os investigadores acreditam que houve desrespeito grave aos direitos humanos.

Durante a ação desta terça, os policiais apreenderam três computadores, um tablet, dois HDs e quatro celulares, que vão ser analisados para encontrar mais provas e identificar todos os envolvidos no esquema.

Os crimes investigados estão nos artigos 149 e 149-A do Código Penal, que tratam de trabalho análogo à escravidão e tráfico de pessoas. As penas podem chegar a oito anos de prisão, além de multa, e podem ser ainda maiores por se tratar de um caso internacional.

A operação foi batizada de Rota 171, uma referência ao golpe aplicado nas vítimas, que acreditavam nas promessas de emprego fora do país.

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.