Projeto em Santa Bárbara D’Oeste fez 19 acolhimentos em pouco mais de dois anos 

Foto: Divulgação

O projeto “Ninho – Serviço de Acolhimento em Família Acolhedora” de Santa Bárbara d’Oeste completou dois anos e meio de atuação e, nesse período, 19 acolhimentos foram realizados, envolvendo 18 crianças e um adolescente, por meio da atuação de 13 famílias acolhedoras. 

O projeto tem como objetivo conseguir famílias que, de forma temporária, acolham crianças e adolescentes afastados de suas famílias por determinação judicial. 

Ao longo desse período, cerca de 50 famílias buscaram informações sobre o serviço, e 14 delas passaram pela formação e se tornaram habilitadas. Atualmente, o município conta com 10 famílias habilitadas, sendo que quatro delas estão acolhendo no momento, cuidando de cinco crianças. 

O “Ninho” é um serviço que oferece cuidado provisório, em ambiente familiar, para crianças, adolescentes ou grupos de irmãos com idades entre 0 e 18 anos, que estão temporariamente afastados de suas famílias de origem por medida de proteção. Essas crianças permanecem com as famílias acolhedoras até que possam retornar à sua família de origem ou sejam encaminhadas para adoção, sempre com acompanhamento técnico especializado. 

As inscrições para ser uma família acolhedora podem ser feitas no site www.santabarbara.sp.gov.br, no banner “Acontece”. Após a inscrição, as famílias passam por um processo de avaliação, capacitação e acompanhamento contínuo da equipe técnica do Serviço. 

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.