Saúde intensifica prevenção ao cigarro eletrônico em escolas estaduais de Campinas

Foto: Freepik

A Secretaria de Saúde de Campinas realiza nesta sexta-feira (30) ações de conscientização sobre os riscos do tabagismo em seis escolas estaduais, em alusão ao Dia Mundial Sem Tabaco, celebrado neste sábado (31). 

As equipes distribuem materiais informativos e orientam sobre os perigos do uso de dispositivos eletrônicos, além de divulgar os grupos de apoio ao abandono do cigarro, oferecidos pelo SUS Municipal. 

Em 2025, foram criados seis novos grupos antitabagismo em centros de saúde, totalizando 50 turmas. Nos primeiros quatro meses do ano, 847 pessoas participaram e, desse total, 505 conseguiram abandonar o vício. 

Segundo Marina Perina, farmacêutica da Secretaria de Saúde, entre 50% e 60% dos participantes dos grupos deixam de fumar. 

Carlos Carvalho, diretor de pneumologia do Instituto do Coração (InCor) da USP, destaca que o cigarro eletrônico tem atraído muitos jovens, principalmente pelos sabores e essências. Ele alerta também para o aumento do número de fumantes nos últimos anos. 

O Instituto Nacional de Câncer (INCA) reforça que não existe cigarro eletrônico seguro. Esses dispositivos contêm substâncias tóxicas associadas ao câncer, doenças respiratórias e cardiovasculares, além de nicotina, que causa dependência. 

Parar de fumar traz benefícios imediatos: após 20 minutos, a pressão e a pulsação se normalizam; em 2 horas, não há mais nicotina no sangue; em 8 horas, o oxigênio se estabiliza; e em até 24 horas, os pulmões já mostram melhora. Após um ano, o risco de infarto diminui significativamente, e entre 5 e 10 anos, se equipara ao de quem nunca fumou. 

Compartilhe!

Pesquisar

Mais recentes

Cordeirópolis proíbe uso de água potável para fins não essenciais durante estiagem 

Temporal provoca quedas de árvores e alagamentos em Campinas 

Câmeras corporais da Polícia Militar de São Paulo

Câmeras corporais da PM terão leitura de placas de veículos e reconhecimento facial

PODCASTS

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.