Seminário em Campinas discute cidades inteligentes e sustentáveis para o futuro

Foto: Aline Albuquerque/CBN Campinas

Campinas recebeu nesta terça-feira (06) a segunda edição do seminário “Arq. Futuro – Novas Centralidades Urbanas”, no Teatro Oficina. O encontro reuniu especialistas da área de arquitetura e urbanismo para discutir o futuro das cidades.

O encontro apresentou pesquisas da área, já executadas em outras partes do mundo, que servem de modelo para promover qualidade de vida, mobilidade ativa, integração social e sustentabilidade nas cidades.

O encontro reuniu grandes nomes do urbanismo global e nacional, além de autoridades e representantes de organizações públicas e privadas. As palestras discutiram questões essenciais sobre planejamento urbano, mobilidade e mudanças climáticas, temas considerados urgentes para as metrópoles brasileiras.

Um dos palestrantes do evento, Washington Fajardo, especialista em habitação e desenvolvimento e à frente do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), apontou que apresentar os conceitos de cidades inteligentes na metrópole pode contribuir para a cidade se tornar uma referência no futuro.

O encontro foi promovido pela Arq. Futuro, plataforma criada para incentivar a reflexão sobre os desafios e inovações do desenvolvimento das cidades. O organizador do evento, Tomas Alvim, falou sobre a importância de pensar em cidades mais equilibradas, dinâmicas e inclusivas.

O principal conceito apresentado no encontro foi o da “Cidade de 15 minutos”. O modelo propõe que moradia, trabalho, lazer, educação e saúde estejam acessíveis a pé ou de bicicleta, ideia já adotada com sucesso em cidades como Paris, reduzindo deslocamentos e promovendo comunidades mais sustentáveis.

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.