Em Vinhedo, servidores públicos entraram em greve nesta segunda-feira (19). A categoria protesta por um reajuste salarial acima dos 5,4% proposto pela prefeitura. O município informou que os trabalhadores pedem aumento de 20% Porém, que o valor é “inviável e destoa de práticas adotadas em cidades vizinhas”.
Com a greve nesta segunda, 90% dos alunos em 27 unidades educacionais ficaram sem aulas. Segundo a administração municipal, durante a manhã, 10,9% dos estudantes matriculados estiveram presentes nas 27 escolas, onde 47% dos professores estavam paralisados, além de 50% dos profissionais de apoio também em manifestação.
A Secretaria de Educação informou que, “devido à adesão de profissionais à paralisação, algumas escolas não conseguiram contar com o número suficiente de servidores para atender a todos os alunos. Nesses casos, as equipes gestoras orientaram os pais a considerar a possibilidade de retornar com seus filhos para casa, com o intuito de evitar qualquer inconveniente e garantir o conforto das crianças”.
Ainda de acordo com a prefeitura, o atendimento aos estudantes foi impactado, principalmente, nas escolas que atendem crianças pequenas, já que o Plano Municipal de Educação prevê um número mínimo de adultos por aluno.
O município também ressaltou que a paralisação promovida não comprometeu o funcionamento de outros serviços públicos.
Além disso, complementou que servidores que se ausentarem de qualquer período do expediente terão o dia integralmente descontado, conforme previsto na legislação vigente.
Nota completa Prefeitura de Vinhedo
“A Prefeitura de Vinhedo reafirma seu respeito e valorização aos servidores públicos municipais, reconhecendo sua importância para o bom funcionamento da administração e para a oferta de serviços de qualidade à população. Nesse sentido, mantém a proposta de reajuste salarial de 5,4%, índice que recompõe integralmente a inflação do período e supera os percentuais aplicados por grande parte dos municípios da região.
A proposta apresentada pelo sindicato, que inclui um reajuste de 20%, além de itens como pão e café, é financeiramente inviável e está em total desacordo com a realidade orçamentária do município, além de destoar das práticas adotadas em cidades vizinhas.
O reajuste de 5,4% representa uma conquista legítima dos servidores e reflete o compromisso do Governo Dr. Dario e da Câmara Municipal em reconhecer e repor as perdas inflacionárias, dentro de uma gestão responsável, transparente e comprometida com o equilíbrio das contas públicas.
Na manhã desta segunda-feira (19), representantes da Administração Municipal receberam um grupo de servidores independentes, que manifestaram concordância com a proposta apresentada, reconhecendo sua legitimidade, equilíbrio e coerência com a atual conjuntura financeira.
A paralisação promovida por um segmento de servidores não comprometeu o funcionamento dos serviços públicos. Todos os setores da administração municipal seguem operando normalmente, incluindo escolas, unidades básicas de saúde e demais repartições. Foram registradas ausências pontuais nas secretarias de Saúde, Educação e Esportes, as quais não ultrapassam 10% do total de servidores ativos.
A Administração Municipal reitera que não será permitida a adesão parcial à paralisação. Servidores que se ausentarem de qualquer período do expediente terão o dia integralmente descontado, conforme previsto na legislação vigente.
A Prefeitura de Vinhedo permanece aberta ao diálogo, mantendo-se firme em seu compromisso com os servidores, com a responsabilidade fiscal e com a garantia de serviços públicos de qualidade para toda a população vinhedense.”