O Sindicato dos Trabalhadores do Serviço Público Municipal de Campinas (STMC) realizou uma vistoria nesta quinta-feira (22) no Departamento de Proteção e Bem Estar Animal (DPBEA), que fica no bairro Vila Boa Vista. De acordo com a categoria, a equipe foi até o local para apurar uma denúncia de sobrecarga de trabalho dos servidores do departamento, além da situação precária do prédio.
A entidade constatou que no local apenas dois funcionários estavam no serviço operacional de limpeza das baias, que abrigam 148 animais. A fiscalização também mostrou a infraestrutura inadequada do local.
O DPBEA abriga cachorros e gatos vítimas de maus-tratos, abandono, atropelamento ou outros tipos de acidentes.
Ainda segundo a categoria, a situação mais grave foi observada em um freezer, onde havia um cheiro forte de corpos em decomposição. O eletrodoméstico é o local onde animais mortos ficam armazenados dentro de sacos plásticos. O sindicato vai usar as informações para enviar um relatório ao Ministério Público do Trabalho (MPT), reforçou o diretor do sindicato.
O Secretário de Meio Ambiente de Campinas, Braz dos Santos Júnior, também acompanhou a visita e disse que a situação dos animais mortos deve se tratar de episódios recentes. E sobre os problemas de infraestrutura, que uma reforma em breve deve ser realizada, além de concursos públicos para completar a grade de funcionários.
O secretário ainda garantiu que sempre há um veterinário no local. No entanto, o sindicato afirma que não encontrou o profissional durante a fiscalização desta quinta.
O que diz a Prefeitura de Campinas
Após a vistoria, a prefeitura anunciou a criação de um novo centro para abrigar o departamento de Campinas.
A construção será em um terreno doado pelo governo federal às margens da Rodovia Anhanguera, próximo ao Jockey Clube.
Já há uma emenda de R$ 5 milhões para as obras, que ainda não tem previsão para serem iniciadas. Depois do projeto executivo pronto, será aberta uma licitação e só então será possível definir um prazo para a construção.
Além do Departamento de Proteção e Bem Estar Animal, o espaço vai abrigar o primeiro Centro de Recuperação de Animais Silvestres da Região Metropolitana de Campinas.
O projeto da reforma será apresentado na próxima semana, segundo a prefeitura.
- Com informações do G1/EPTV Campinas